quarta-feira, 21 de março de 2012

Zuzu Angel

Zuleika de Sousa Netto, mais conhecida por Zuzu Angel, nasceu em Curvelo em 5 de junho de 1921. Casou-se com Norman Angel Jones, viajante comercial norte-americano, com quem teve 3 filhos.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1947 e, após 10 anos, instalou seu ateliê de costura em Ipanema.

Ficou conhecida por valorizar a brasilidade através das rendas do Ceará, chitas, estampas tropicais e mixes inesperados de tecidos, buscando sempre ressaltar o espírito brasileiro.

A morte de seu filho, Stuart Angel Jones, nos anos 70 deixou-a bastante abalada, fazendo com que Zuzu lutasse por querer provar a autoria do crime.

O estilismo foi uma de suas armas na incessante busca pela verdade, criando estampas com figuras de anjos estilizados.

A estampa de anjos de Zuzu ficou bastante conhecida. Em 1975, uma publicidade de linha de bolsas e valises trazia a estampa em diversos modelos.


Teve como cliente a atriz Joan Crawford, responsável por introduzi-la no mercado de Nova York.

Em 1971, apresentou no Consulado Brasileiro em Nova York o "desfile-denúncia", estampas de anjos feridos, tanques de guerra e manchas vermelhas.

Zuzu faleceu em 14 de abril de 1976 em um acidente de carro provocado por terceiros. Anos mais tarde, a real conclusão da morte de Zuzu é revelada. 

Zuzu foi assassinada à época da ditadura militar por elementos que serviam à repressão.

O Governo Brasileiro indenizou a família de Zuzu. A quantia fora doada por suas filhas ao Instituto Zuzu Angel de Moda, que fora fundado em 1993, idealizado por sua filha Hildegard Angel.

Zuzu Angel foi responsável por utilizar a Moda como Revolução. Sofreu a perda de seu filho e repressões da ditadura, valorizou a brasilidade.

Personalidade digna de elogios, aplausos, homenagens e estudo.

Moda é se inspirar em quem nos gera orgulho.

Moda é Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...