quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Artesanato com Design - Produto Diferenciado

Como inserir artesanato através do design no mercado com a finalidade de criar um produto final diferenciado?
O homem e o artesanato estão ligados há muito tempo, desde que o ser humano necessitou criar artefatos para garantir sua sobrevivência produzindo objetos com suas próprias mãos.
 
Com a Revolução Industrial, a burguesia troca a produção artesanal pela industrial, a energia humana pelas máquinas, onde o design passou a se desenvolver como profissão.
 
O artesanato, graças a Deus, sobreviveu ao processo de industrialização. É um modelo produtivo e se sustenta por ser um tipo de conhecimento especializado e não massificado.
 
O design sempre foi vinculado ao artesanal.  Porém, com o passar do tempo, o design se diferencia do artesanato, se tornando oposto, um é produção em série, o outro, produção manual.
 
E o papel do artesão dentro da produção em massa? Não seria necessário?

Há necessidade de o design se envolver com questões sociais e que saem do âmbito puro e exclusivamente mercadológico.
 
Deve haver interação do design com o artesanato.
 
O artesanato, até pouco tempo, era considerado regionalista, turístico e brega.
 
Hoje, o Design precisa do artesanato para trazer diferenciação.
 
A relação entre o design e o artesanato vem ganhando espaço como campo de atuação, porém ainda falta muito para se criar uma mentalidade empreendedora.
 
Devem haver alternativas  para um design que não vise exclusivamente o mercado.
 
A busca pela identificação pessoal e pelo status na sociedade são fatores diferencias no momento de escolher utilizar o artesanato das mais variadas formas, passando, inclusive, a ser associado a um sentimento de identificação e de valorização cultural.
 
O artesanato possui valores simbólicos e de identidade cultural que devem ser resgatados e inseridos na sociedade como elementos de diferenciação, com a finalidade de gerar uma crescente demanda por produtos artesanais.
 
Devemos fugir da padronização da produção industrial, que nos leva a produtos homogêneos.
 
Valorizando o artesanato, podemos afastar o risco de extinção da atividade e gerar produtos exclusivos e diferenciados. O artesanato acaba por conferir vantagem competitiva frente aos produtos homogêneos produzidos em série.
 
O Brasil é um país bastante conhecido por suas diversas modalidades de artesanato e deveria apostar na chamada “identidade nacional”. Seria uma ótima forma de diferenciar nosso produto no mercado internacional.
 
O valor percebido de um produto com artesanato é maior e os consumidores estão dispostos a pagar mais por isso. É o real valor agregado. As tendências sócio-culturais, muitas vezes, são mais importantes do que a busca incessante por inovação.

Artesanato, Design, Diversidade Cultural e Mundo Globalizado são ótimas combinações para nosso país.

Vamos pensar nisso?

Moda é Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...