domingo, 17 de abril de 2011

Helen Rödel no DFB 2011


Sobre o Estilista

Helen Rödel (27) destaca-se entre os designers de moda de sua geração notadamente pela utilização de técnicas manuais tais como o crochet e o tricot como suporte de suas inovadoras criações. Em sua jovem trajetória a estilista apresentou-se, em 2009, sob a marca Rödel LA na semana de moda islandesa e já desenvolveu para grandes labels brasileiros, peças em crochet para as passarelas do SPFW e do Fashion Rio.

Sobre o caminho que inicia na moda autoral Helen Rödel reflete : "Pensem no Brasil quando tudo era mata. Sou de ascendência alemã e conheço bem as histórias dos primeiros imigrantes que chegaram aqui e foram engolidos pelo verde e pelo vazio demográfico. Eles abriram picadas nas matas densas e construiram cidades.Vejo assim o trabalho da moda autoral no Brasil, braços fortes, cabeça focada e coração sagrado".

A escolha da técnica manual, que como conhecemos hoje data do século XVI, tem contribuido para esta aparecer renovada a medida em que Helen propõe a sua visão. Ela aprende com o crochet de ontem mas realiza o crochet de seu tempo, de sua vida e para isso executa um trabalho minucioso em que o acabamento, o perfeito tecimento e a modelagem precisa, que garante modelos sem costuras, se unem à materiais de alta qualidade e designs com conceitos atemporais, resultando em peças valiosas, extremamente delicadas e inovadoras.

Seus crochets exuberantes e luminosos buscam a história e prestam uma homenagem. "Penso que as técnicas manuais são o passado, e agora são o futuro. São artes tradicionais e de infinitas possibilidades para as quais eu oferto a minha visão. Essa fantástica combinação de uma agulha, fios, mãos e mente presente me encanta sobremaneira e meu esforço em renovar a técnica é, além de realização pessoal e crença, uma vontade sincera de que ela se mantenha viva carregando consigo a mudança dos tempos".

Estudos MMXI, coleção que desfilará neste DFB 2011, é a prova de que Helen Rödel está a conduzir a moda de seu país e sua própria por um território novo e ousado, em que plataformas manuais e tão tradicionamente difundidas são repensadas e reordenadas dentro de um novo tempo e espaço, colaborando para a evolução do design, da técnica e da artesania.

Contato:

Release da Coleção "Estudos MMXI"

A designer Helen Rödel apresenta seus mais recentes estudos em uma coleção composta de peças feitas à mão em crochet e tricot com técnica impressionante e precisão sedutora. A estas imponentes e originais construções manuais se unem elementos em jeans e linho, ornamentos em pedrarias e preciosos acessórios em madeira esculpidos pelo artista Mauro Fuke.

A imagem criada suscita uma jovem Lolita tropicalista, de inspiração hippie-concretista, cuja leveza bucólica é bem trançada com um frescor urbano.

O crochet, seu poderoso trunfo, é apresentado principalmente sob a forma do ponto pipoca, um concentrado de seis pontos, que em fato, foi a textura que conduziu a coleção e que resulta em um relevo alto, bastante homogêneo, visualmente muito impactante. O tricot, por sua vez, é trabalhado em padrões mais vazados bem como em pontos que se assemelham a tramas de cestaria. O resultado são peças que congregam tradição e vanguarda, extrema resistência e durabilidade, e cujo design habilmente acompanha a dinâmica destes tempos.

As formas são estruturadas e limpas e em sua maioria ajustadas e as cores, vibrantes, em combinações irresistíveis. Os fios são tecnológicos, em três estruturas e aspectos distintos : extremamente elásticos e opacos; estruturados e luminosos; e os sedosos, maleáveis e brilhantes. A essas combinações de silhuetas, materiais e cores somam-se dançantes franjas de canutilhos, delirantes meias em tricot e uma profusão de listras, o que reafirma a identidade vivaz da criadora.

Alguns cliques de Helen Rödel:















A edição do desfile ocorre por texturas, o crochê. A atitude das modelos é bem suave. No hair, vemos o cabelo preso para cima em forma de trança, com flores. O make é bem natural. Calças, shorts, vestidos em tricô. A trilha é bem mista. Cores como bege, azul, vermelho, marinho, marrom, branco, rosa, preto, turquesa, verde em 2 tons aparecem na passarela. Botas coloridas e de salto alto, meias dobradas na altura da coxa de cores fortes, brincos pequenos e discretos. Trabalhos manuais, que exigem muita paciência. Transparência. Alfaiataria. Brilho. Franjas. Fluidez.

A meu ver, uma das primeira coleções de tricô fashion. A produção estava impecável. Só não tinha necessidade de apelar tanto para o colo nú.

Parabéns, Helen!

Moda é Cultura!

2 comentários:

  1. coleção lindissima, com detalhes maravilhosos, a bota usada na coleção ARRAZOU dentro do camarim, e a helen é simplesmente um amor de pessoa! Simpática, sorridente, enfim, tudo que uma estilista deveria ser!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas deve servir como exemplo! Beijos, Nexa!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...