quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tecnologia aplicada à Moda

Historicamente, uma das primeiras aplicações de Tecnologia na Moda se chama Lycra.

A Lycra, também conhecida como elastano, é uma fibra sintética que fora desenvolvida pela DuPont no ano de 1958 nos Estados Unidos.

A Moda jamais foi a mesma depois que se descobriu a Lycra no Vestuário. Os estilistas que mais trabalharam essa ideia na época foram Courrèges, Pierre Cardin e Paco Rabanne.

A roupa ficou colada ao corpo e passou a ser produzida na forma ready to wear, pois como havia possibilidade de expansão devido ao alongamento da fibra, a mesma modelagem era aplicada a diversos corpos.

Ali, foi apenas o início da Revolução Tecnológica na Moda.

Posteriormente, descobriu-se que a Lycra poderia ser mesclada com fibras naturais ou sintéticas, conferindo melhor caimento e conforto a determinados tecidos.

Roupas e uniformes de ginástica passaram a ser confeccionados com a Lycra nos anos 70, pois a fibra confere um alto alongamento ao tecido, fazendo com que a fibra se recupere rapidamente.

Importante ressaltar que nunca um tecido é produzido com fibras 100% Lycra, é sempre combinado com outras fibras, sejam elas naturais ou sintéticas.

Devido à grande resistência ao sol e à água, a moda praia passa a utilizá-la a todo vapor.

Hoje, tratar de Tecnologia na Moda, para a grande maioria das pessoas, significa tecidos fáceis de limpar, que secam rápido ou simplesmente que não amassam.

Tudo isso já é encontrado no Mercado como strech, kevlar, Teflon.

Já podemos comprar soutiens feitos de tecidos de micro-cápsulas de Aloe Vera com a finalidade de hidratar nossa pele gradualmente durante o uso.

A Triumph é uma das empresas de lingerie que comprou a ideia.


Segundo informações da marca, o hidratante natural de Aloe Vera encontra-se no tecido do forro dos bojos do Sutiã Cosmetic, que é liberado gradualmente, durando aproximadamente 30 lavagens.

E roupas que já venham com protetor solar nas fibras do tecido (SPC Clothing), como as Camisetas Pet abaixo, que possuem fator de proteção 50:


E roupas com circuitos eletrônicos que possibilitam que você controle as músicas de seu Ipod e possa carregá-lo?



E as Jaquetas com GPS?!


Há, ainda, uma terceira geração de tecidos inteligentes que vem sendo desenvolvida por tecelagens, laboratórios e empresas de desenvolvimento tecnológico com a finalidade de tornar as novas tecnologias descobertas acessíveis ao mercado consumidor, que abordarei em momento oportuno.

Moda é Tecnologia!

Moda é Cultura!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...