segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quer uma bolsa de Couro Ecológico?!

Nossa, que fantástico... Couro Ecológico!!!

Encontrar no Mercado um Couro que seja Ecológico é um sonho, certo?

Pois é... esse verbete é lindo, de impacto e para quem não sabe do que se trata pode até acabar comprando a ideia.

Você já entrou em uma loja, pegou uma bolsa que achou uma gracinha, olhou o preço, não acreditou que fosse tão barata e perguntou se ela era de couro?

Então, já fiz isso.

E sabe o que tive de resposta?!

A bolsa é de couro sim, Couro Ecológico.

Se eu não tivesse estudado, provavelmente, seria enganada por aquele lindo nome, ecológico.

Mas vamos aos termos.

O Couro, para ser couro, tem que vir de um animal, certo?

Certo.

E como ele seria ecológico se vem de um animal?

A explicação: O que você ouvir por ai sendo intitulado de Couro Ecológico não é couro, nem é ecológico, é apenas uma nomenclatura encontrada por lojistas e confeccionistas para vender com uma cara mais bonitinha o Laminado Sintético.

O Laminado Sintético nada mais é do que um suporte de tecido, malha ou não tecido sobre o qual é aplicada uma fina camada de material plástico, que vem do petróleo... onde isso pode ser ecológico?!

Além disso, o Laminado Sintético tem pouca maleabilidade e vai se deformar com um tempo, ou seja, você vai andar por ai com uma bolsa levemente torta depois de um tempo de uso.

O que mais se aproxima do termo Couro Ecológico é aquele que gera menos impacto ao meio ambiente, sendo menos poluente, porém é feito de pele de animal, tendo como diferença do tradicional apenas o processo de curtimento, que não se utiliza de metais pesados, e sim, de compostos vegetais.

A meu ver, isso não é ser Couro Ecológico. O fato de não se utilizar de produtos químicos em um dos processos de curtimento não isenta das demais agressões feitas ao Meio Ambiente e aos animais.

O Couro Ecológico não existe. Não se deixe enganar.

Moda é Cultura!

4 comentários:

  1. Amiga, o couro ecológico existe sim, e é retirado da seringueira, do látex, mesma matéria-prima da borracha.
    O que acontece é que muitos lojistas usam esse termo de forma inadequada como você falou, se referindo a couro sintético, mas a opção do couro ecológico existe, embora nunca tenha encontrado em Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ely!!!
    Obrigada pela observação!
    Mas como eu havia dito apenas não concordo com o termo Couro Ecológico, pois para ser couro precisa ser pele de animal. Se é feito de outra matéria-prima não pode ser chamado de couro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Me mata de orgulho essa minha amiga... Parabéns Vanessa!!! Espero guardar a sua cadeira de imprensa no Dragão! Já deu uma olhadinha aqui Vanessa?

    http://www.couroecologico.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Fael!!! Antes de fazer a postagem, vi esse site, mas não considerei Ecológico pelo mesmo motivo. Embora tenha sido feito de recuperado de couro, ou seja, fibras de couro bovino, esse couro veio de animais anteriormente e sofreu os mesmos tratamentos químicos também prejudiciais ao Meio Ambiente. Só acredito que esse dois termos Couro e Ecológico sejam incompatíveis. Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...