terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bolsa do Verão!

Na postagem anterior, algumas de vocês descobriram que o Couro Ecológico vendido por ai nada mais é do que o Laminado Sintético.

E agora? O que fazer se você procura bolsas bonitas, modernas e que não agridam tanto ao Meio Ambiente?

Uma das mais recentes novidades (passou ontem no Programa Hoje em Dia) é a Bolsa de Moletom (aquele tecido comum em agasalhos).



A ideia é genial, a composição do Moletom é 100% algodão e é possível fazer um reaproveitamento de matéria-prima para a produção das bolsas, usando, por exemplo, aqueeele agasalho. O único entrave que pude perceber foi a falta de originalidade no momento de criação dos modelos, aconteceu um Inspired bem cópia mesmo.

Inspirada na Birkin da Hermés.


Na Balenciaga.


E na Alexa da Mulberry.


O mais interessante é ouvir da Empresária que não são cópias, pois o material é totalmente diferente. Ela afirma que é uma releitura de uma forma divertida.

Engraçado, quando estudei sobre releitura aprendi que você não copia o design literalmente, e sim, se inspira em alguns detalhes, repaginando a peça, não deixando ela com a mesma cara. E o mais importante e essencial sobre releitura é que ela é feita em peças de décadas passadas com a finalidade de reinseri-las com uma cara nova no mercado de hoje. Para ser releitura tem que haver alguma transformação e, por favor, mudar apenas a matéria-prima não é releitura.

O que estão fazendo são cópias mesmo, pois o que você vê são reproduções fiéis dos modelos de marcas famosas.

O mais bacana é perceber que estão realmente se utilizando do nome da marca para vender. A marca tem nome e imagem protegidos por lei. Não sei onde isso vai parar e já penso que esteja indo longe demais.

Não sei vocês, mas se não posso pagar por uma Bolsa Original prefiro não comprar uma cópia. Tem tanta marca investindo em Design e fazendo modelos lindos que transmitem totalmente a Identidade da Marca, que não vejo necessidade em estar usando artigos copiados por ai.

Um estudo aprofundado sobre Comportamento de Consumidoras de Moda demonstra que a sensação de segurança e poder quando se adquire uma Marca um pouco mais cara do que a que você costuma poder ter jamais é alcançado quando você adquire uma cópia, pois você sabe que aquilo é uma cópia, e isso basta.

Há quem pense o contrário e respeito demais sua opinião, estou apenas externando a minha.

Fico me perguntando quando a Sociedade vai ter coragem de tratar os famosos "Inspired" como Pirataria e aplicar a lei em cima disso...

Mas, está ai!

A bolsa da moda para o Verão são as "Inspired" de Moletom.

Todo mundo vai ter ou já tem.

Cabe a você saber quem você é e que imagem você quer transmitir.

Moda é Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...